É Doutora em música (performance em violino), formada pela Universidade de Iowa. Trabalha desde 1981 com o Método Suzuki, tendo obtido excelentes resultados em ensino de instrumentos de cordas.
Lecionou o 1º volume para professores do método Suzuki durante o XXV e XXVI Festivais Internacionais de Música do Peru em janeiro de 2010 e 2011. Seus alunos de violino participaram do 1º Encontro de alunos Latino Americanos.
Em junho de 2006 obteve o “Teacher Trainer Certificate” da Associação Suzuki das Américas (SAA), tornando-se a primeira professora no Brasil qualificada para treinar professores no Método Suzuki. Desde então, tem preparado professores Suzuki em todo o Brasil.
Enquanto cursava seu doutorado, deu aulas na Preucil School of Music, escola particular de música especializada em ensino pelo Método Suzuki. Esta escola possui em média 600 alunos Suzuki e cinco diferentes níveis de orquestra de acordo com a idade, habilidade de leitura e conhecimento técnico do instrumento. Lá ela deu aulas de violino e leitura musical para crianças com idade a partir de três anos e meio, com o acompanhamento dos pais.
Shinobu aplica o conhecimento adquirido nos Estados Unidos sobre orquestras infantis e juvenis no Centro Suzuki de Campinas, com as orquestras formadas por seus alunos. Trabalhou também no curso de extensão no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) regendo uma orquestra jovem de cordas.