Música e Inteligência

Qual a relação entre música e inteligência? São muitos os estudos acadêmicos em áreas distintas do conhecimento como a psicologia, neurociência, educação, linguística, saúde, que defendem que o aprendizado musical desenvolve noções espaço-temporais, coordenação motora fina e grossa, sensibilidade emocional, auditiva, concentração entre outras habilidades.

No estudo “How learning a musical instrument affects the development of skills” (Como aprender um instrumento musical afeta o desenvolvimento de habilidades), as pesquisadoras alemãs Adrian Hille e Jürgen Schupp (conforme link abaixo) destacam que crianças que estudam música desenvolvem habilidades não-cognitivas (também chamadas de sócio-emocionais) maiores do que as crianças que não estudam música. Elas também afirmam que adolescentes que estudaram música a longo prazo são mais conscientes, possuem melhores notas na escola, além de terem mentes abertas e serem ambiciosos.

Acreditamos que a música, linguagem universal em sua essência, por si só justifica seu aprendizado. Somado a isso, o aluno adquiri inúmeras habilidades ao longo de sua jornada de estudo. Apaixonados que somos pelo que fazemos, vivenciamos no dia a dia os benefícios que o aprendizado musical traz para a criança.

Leia o artigo científico completo no seguinte link: clique aqui!